O QUE É HIPERTROFIA?

o que é hipertrofia

Você provavelmente já ouviu caras grandes na academia brincando com a palavra “hipertrofia” quando eles falam sobre seus objetivos de corpo – mas o que afinal isso significa? uma moda passageira ou uma fisiologia comprovada e testada em laboratório?

Hipertrofia é, por definição, o aumento de um órgão ou tecido a partir do aumento do tamanho de suas células. Não deve ser confundido com hiperplasia, o processo de aumentar o número de células, hipertrofia é o processo de aumentar o tamanho das células que já estão lá.

Isso ocorre através de um processo fisiológico que leva a um aumento do número de proteínas contráteis (actina e miosina) em cada fibra muscular. Com o regime de treinamento correto, você pode catalisar esse processo, mas ajuda a entender a ciência por trás dele.

Como funciona a hipertrofia?

O corpo tem o incrível potencial de se adaptar ao seu ambiente. Isso inclui a construção de mais força quando o estresse repetido no tecido indica a necessidade de acomodar as novas cargas mais altas. Isso é exatamente o que o processo de treinamento de força faz.

Quando se trata de construir músculos, a hipertrofia não acontece sozinha. Tem que ser desencadeado por uma necessidade fisiológica. A hipertrofia pode ser vista como um espessamento das fibras musculares, que ocorre quando o corpo está estressado na quantidade certa para indicar que deve criar músculos maiores e mais fortes que possam tolerar essa nova carga aumentada. Essa necessidade causa uma resposta celular , levando as células a sintetizar mais materiais.

Para os músculos crescerem, duas coisas precisam acontecer: estimulação e reparo. As células dormentes chamadas de células satélites, que existem entre as membranas externa e basal de uma fibra muscular, são ativadas por trauma, dano ou lesão – todas as respostas possíveis ao estresse do treinamento com pesos. Uma resposta do sistema imunológico é desencadeada, levando à inflamação, o processo natural de limpeza e reparo que ocorre em um nível celular.